Na Jaguar Embalagens estamos comprometidos com o bem-estar e saúde mental de todos a nossa volta. Por isso, nesse Setembro Amarelo queremos apoiar na conscientização da prevenção do suicídio e promover a valorização da vida.
Por meio de materiais de comunicação espelhados pela empresa, vamos reforçar a importância de cuidar da saúde mental e como identificar possíveis sinais de alerta.
Essa é uma campanha nacional e conta com uma rede de apoio especializada para tirar dúvidas e auxiliar no que for necessário.
Conheça mais do Setembro Amarelo
É uma campanha criada com o objetivo de informar e prevenir as pessoas sobre o suicídio, uma prática geralmente motivada pela depressão.
Ela teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente no dia 10 de setembro também é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde.
Para a causa, a melhor forma de promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Ainda assim, busca-se criar diversas opções que ajudem a sensibilizar a população e os profissionais da área.
Esse movimento foi criado com a finalidade de criar diversas ações que informem e conscientizem sobre a prevenção do suicídio. Você está ajudando a disseminá-lo?
A importância de falar
Embora seja um assunto delicado, é fundamental conversarmos sobre o assunto e as ações para a sua prevenção.
A primeira medida preventiva impulsionada no Setembro Amarelo, é a educação. Já que, por muito tempo este tema foi tabu e com ajuda da campanha pouco a pouco esta barreira está sendo derrubada.
Atualmente, informações sobre o tema passaram a ser mais compartilhadas, dando as pessoas o acesso a recursos de prevenção. Do mesmo modo, se compartilham as principais causas e as formar de ajudar
Lembrando que se deve falar sobre o assunto com muita responsabilidade, alinhado ao que recomendam as autoridades de saúde.
Como podemos ajudar?
Primeiro devemos ser capazes de identificar os sinais de alerta que a pessoa emite. Por exemplo, se você perceber que uma pessoa está mais desinteressada (até mesmo das atividades que gostava), está isolando-se de amigos e familiares, não se importa com suas atividades diárias ou menciona muitas frases relacionadas à morte, podem ser alguns sinais de que aquela pessoa precisa de ajuda.
Se puder conversar, se recomenda uma posição de ouvinte sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto. Bem como, deixar claro que você só quer ajudar e não podemos diminuir ou medir a dor da outra pessoa.
Também é recomendado incentivar a busca por ajuda especializa. Por outro lado, é essencial que a família e amigos próximos tenham conhecimento da situação, para que a pessoa seja acolhida e estimulada a procurar ajuda.
Lembrando que a ajuda psicológica e de familiares é fundamental. No Brasil temos o CVV, um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita para todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. Basta acessar https://www.cvv.org.br/ ou discar 188.