copos plásticos

Jaguar Plásticos transforma copos plásticos em lixeiras

A Jaguar Plásticos está comprometida com a sustentabilidade, investindo grandemente no conceito de redução, reutilização e reciclagem de embalagens. Neste ano, a empresa foi responsável por transformar copos plásticos de água, descartados pelos participantes da 95ª edição da São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2019, em lixeiras para escolas públicas.

As lixeiras foram entregues às escolas públicas das cidades de São Carlos e Jaguariúna, localizadas no interior de São Paulo, no dia 12 de maio – a entrega precisou ser adiada por causa da pandemia da COVID-19, que paralisou as atividades escolares e impactou a produção.

A corrida contou com mais de 35 mil participantes. Ao longo dos 15 km de percurso, os copos plásticos distribuídos aos participantes foram coletados e transportados até uma recicladora. Posteriormente, foram selecionados e transformados em resina plástica pós-consumo, utilizada para a produção das 1.800 lixeiras, separadas em coletores para resíduos recicláveis e orgânicos.

Segundo a Jaguar Plásticos, com a coleta realizada, foi possível transformar os copos em 900 kits com 2 lixeiras de 93L cada, uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos, que serão identificadas com adesivos.

O diretor comercial Luiz Bascheira, responsável pela ação no grupo Jaguar Plásticos, conta que participar de iniciativas como essas é motivo de orgulho. “Contribuímos com a transformação do plástico descartado em um produto que apoiará a conscientização para o descarte correto e reciclagem de resíduos de toda a sociedade, a começar pelas escolas. É uma forma de inovarmos e o meio ambiente agradece.”

Todo o projeto foi pensado com o intuito de instruir, tanto os participantes da prova, a torcida e os espectadores que acompanhavam o evento, quanto os alunos que receberiam as lixeiras recicladas, de que o plástico, se descartado da maneira correta, pode se transformar em um novo produto para a sociedade, causando menos desgaste ao meio ambiente.

De acordo com a secretaria de educação da cidade de São Carlos, responsável pela entrega dos kits, essas lixeiras estão previstas para serem entregues a 46 escolas da rede pública, beneficiando mais de 27 mil alunos.

Essa iniciativa é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom, organizadora da corrida.

Sobre o Movimento Plástico Transforma

O Movimento Plástico Transforma surgiu em 2016 e é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

O movimento surgiu com o propósito de mostrar o potencial de transformação do plástico e trazer benefícios para diversas áreas, como: saúde, agricultura, educação, construção, lazer, esportes, comunicação e muito mais, além de fazer parte de inúmeros projetos relacionados à tecnologia e inovação mundo afora.

Doação à Prefeitura de Jaguariúna

Das 1.800 lixeiras produzidas pelo Movimento Plástico Transforma, 600 foram doadas à Prefeitura de Jaguariúna para contribuir com a coleta e reciclagem de lixo. Os cestos de 93 litros serão utilizados nas escolas da rede municipal, parques e praças públicos.

A doação feita pela Jaguar Plásticos visa contribuir com a política ambiental do município, incentivando a coleta seletiva pela população.

A entrega dos cestos foi feita pelo diretor comercial, Luiz Adolfo Bascheira, e pela coordenadora de marketing, Myla Beck, representantes da empresa, em cerimônia com a presença do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; da vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente, Rita Bergamasco; da secretária de Obras e Serviços, Fernanda Santana; e da diretora de Meio Ambiente, Aline Granghelli Catão.

Práticas e ações sustentáveis da Jaguar Plásticos

Um dos nossos valores é a sustentabilidade. A cada decisão tomada, consideramos o cuidado com o meio ambiente, reforçando o nosso comprometimento com o futuro das próximas gerações.

A Jaguar Plásticos reconhece que a sustentabilidade é o único caminho possível para um futuro melhor e acreditamos que são ações como essas que nos guiam nesse trajeto. Vamos juntos?

Rolar para cima