Mercado de mel em crescimento, seu negócio está preparado?

O mercado de apicultura vem crescendo a cada dia, o setor de mel é considerado um dos mais promissores da agropecuária. O Brasil lidera o ranking de produtores orgânicos do mundo, porém a fabricação acaba não acompanhando a alta demanda do mercado.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), em 2021 foram produzidas mais de 45 milhões de toneladas de mel, enquanto o potencial de compra é de 250 milhões de toneladas por ano, até 2035. A exportação do produto também é alta no país, sendo que só nos primeiros meses de 2021 exportamos mais de 8 toneladas de mel in natura, cerca de 112,4% superior ao mesmo período em 2019.

Como a Jaguar Embalagens pode te ajudar!

As embalagens de plástico têm a vantagem de serem mais leves e resistentes, além de não alterarem a qualidade do produto. Sabia que a Jaguar Embalagens possui uma grande variedade de baldes que vêm sendo utilizados nesse segmento?

Balde industrial de 20L V2 – Tamanho: 310,4 x 259,2 x 371,4mm

Nossos baldes industriais de plástico possuem diferentes capacidades. A mais procurada pelo setor é a de 20 litros, suportando cerca de 25 a 28 kg de mel. O mix de produtos é completo e possuímos baldes de 3,6 litros, 18 litros, dentre outros. Todas as embalagens oferecem a mais alta qualidade e segurança para o envase de seus produtos. Fale com nossos especialistas e entenda qual a melhor embalagem para armazenar o seu mel.

Entendendo a apicultura

A apicultura é a atividade de criação de espécies de abelhas para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real, dentre outros.

As abelhas brasileiras são miscigenadas, portanto são muito resistentes a doenças e alguns predadores. Dessa forma, não necessitam de muitos remédios, produzindo um mel puro e orgânico, o mais procurado no mercado. Mesmo assim, não temos tantos produtores disponíveis no Brasil para atender essa grande demanda, ou seja, estamos produzindo menos do que o mercado precisa.

Segundo o IBGE, o Brasil registrava cerca de 300 mil apicultores em 2018, provavelmente esse número subiu nos últimos anos, mas ainda não se tem novas estatísticas para comparação.

Mudança pós-pandemia e o mel

Muitos setores mudaram durante a pandemia. Um deles foi o de mel, seu consumo aumentou muito nesses últimos anos, sobretudo durante a pandemia. Esse aumento é atribuído ao maior interesse em cuidados com a saúde e produtos naturais.

Ainda assim, o consumo per capita de mel no país ainda é um dos menores do mundo, em 2018 esse número era de 60 gramas por pessoa (por ano). Em países como Alemanha, esse número já é superior a 1 kg. Mas é de se esperar que isso mude nos próximos anos.

Como armazenar o mel?

O mel é famoso por ser um alimento natural com inúmeros benefícios para nossa saúde. Sua composição química favorece um longo período de conservação, já que ela possui alta concentração de açúcares, baixo pH e teor de umidade. Mesmo assim, é importante manter os cuidados com sua conservação e armazenamento, sabendo que um mel bem conservado pode manter suas características por décadas, porém a validade praticada no mercado é de aproximadamente dois anos. Após esse período, pode haver alterações em seu aroma, sabor, cor ou consistência.

Esse armazenamento deve ser feito em local adequado, em um recipiente bem vedado e lacrado. Também é necessário que seja armazenado em local fresco e longe da luz solar. O ideal é que ele esteja em embalagens de vidro ou plástico, devendo se evitar recipientes metálicos, que podem oxidar e afetar o alimento.

A Jaguar Embalagens tem a expertise necessária e os produtos ideias para esse mercado entre em contato conosco e conheça todo o nosso trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima