vantagens de ter uma ferramentaria

Agilidade e rapidez: vantagens de ter uma Ferramentaria

O setor da Ferramentaria é conhecido por ser a área responsável pela produção de ferramentas customizadas destinada às indústrias. Na Jaguar Plásticos, esses equipamentos possuem fabricação própria e o setor está ligado diretamente com uma divisão da empresa, denominada JaguarMold.

Fundada em março de 1998, a JaguarMold foi implantada com o objetivo de proporcionar agilidade e rapidez no atendimento e nas necessidades dos clientes. Por meio de equipamentos produzidos com alta tecnologia em software, além de contar com ambiente fabril climatizado e capacitação profissional, são gerados produtos sob medida, com soluções criativas e inovadoras.

As altas tecnologias empregadas são pelo software NX CAD (computer-aided design) e CAM (computer-aided manufacturing), que podem ser traduzidos como “projeto assistido por computador” e “fabricação assistida por computador”, respectivamente. O sistema NX garante mais precisão dimensional, eliminação de retrabalho, usinagens complexas, redução de manutenção e menor índice de bancadas. Também são utilizados o software de Gestão da Ferramentaria, equipamento de medição tridimensional e fresamento com até cinco eixos posicionado e simultâneo.

A empresa é especializada em moldes de alta produtividade e atende o mercado das embalagens industriais, utilidades domésticas e baldes.  São desenvolvidos moldes para tampas flip-top, que possuem fechadores automáticos, tampas com características especiais de injeção e extração, baldes industriais e moldes para produtos de parede fina.

O prazo médio de construção dos equipamentos pode variar, de acordo com cada necessidade de execução. Para moldes de tampas Flip-top ou Push Pull, projetos dedicados e baldes industriais, o prazo é em média 150 dias, enquanto para UD, de 90 a 120 dias. 

Evolução da JaguarMold

Ao longo dos 23 anos da JaguarMold, muitas tecnologias foram ampliadas para atender as demandas e otimizar os processos. Acompanhe toda evolução:

1998 – Fundação JaguarMold – No início, eram utilizadas pranchetas para controle do setor e produzidos moldes UD, em baixa complexidade e com pequeno controle dimensional.

1999 – AutoCAD – No ano seguinte, houve a migração dos projetos para a plataforma eletrônica e continuaram sendo produzidos os mesmos produtos do ano anterior.

2000 – AutoCAD – Os primeiros programas de usinagem começaram a ser elaborados manualmente e moldes mais complexos e com controle mais elaborado, como tampas, foram desenvolvidos.

2001 – IDEAS – Neste ano, deu início aos modelamentos. Eram modelados cavidades, machos e peças complexas, como moldes de tampas Flip-Top e Push Pull. 

2002 – IDEAS – Os sistemas de usinagem passaram a ser feitos via CAM.

2005 – NX CAM – Em 2005, os programas em NX CAM tiveram início. Dessa vez, com usinagens com mais velocidade, precisão e confiabilidade.

2007 – NX CAD/CAM – A partir de 2007, foram produzidos modelos confiáveis, de repetibilidade, em ambiente Master Modeler.

2011 – Padronização – Houve a implantação Reuse Library, padronização de itens comuns aos projetos, criação de bibliotecas de aços, implantação dos códigos CAD / ERP. Como parte do processo, todas as peças passam a ser tridimensional.

2012 – Boas práticas e construção de moldes – Todas as práticas adotadas pelos ferramenteiros passaram a ser regras do projeto, nos quesitos tolerâncias, afastamentos e grau de acabamento.

2018 – Projeto PaperLess – A partir de 2018, o objetivo era eliminar documentos de projetos de fábrica (Projetos 2D, processos produtivos, fichas de processo). As ordens de serviços deixaram de ser impressas.

2019 – Padronização de processos – Recentemente, houve o alinhamento dos projetos CAM e foram adotados modelos padronizados a fim de reduzir operações repetitivas no sistema.

JaguarMold é referência!

Atualmente, a Ferramentaria de Construção de Moldes da Jaguar conta com cerca de 30 colaboradores especialistas na produção dos equipamentos. O constante investimento em tecnologia e capacitação leva excelência e personaliza o atendimento de nossos clientes.

E as novidades não param por aí: os planos para o setor é padronizar os processos, aplicar a tecnologia PMI (anotações e atributos nas faces e superfícies do modelo) e a JT2GO freeware (visualizador Siemens) no ambiente fabril.

Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima