A economia circular carrega o conceito que prevê a continuidade do uso de materiais ao final do seu ciclo de vida, ou seja, é a geração de novos produtos e recursos econômicos para reduzir os impactos ambientais. Diferente da economia linear, onde um produto perde a utilidade ao extinguir sua vida útil, a circular tem como missão aumentar a vida útil de produtos que até então eram descartáveis.
Todo o conceito dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) se tornou uma aliada econômica e também uma necessidade para um futuro sustentável, principalmente na indústria. As empresas que carregam como valor e princípio a economia circular apresentam inovações e contribuem tanto para a sociedade, como para o meio ambiente.
O plástico é um item coringa para esta economia, visto que o material está presente no nosso dia a dia e sua aplicação abrange os mais diversos utensílios da casa, embalagens domésticas e também industriais. Quando o assunto são materiais que podem ser reprocessados diversas vezes, como o plástico, ela se torna uma prática fundamental para reduzir a exploração de recursos naturais e, consequentemente, contribuir com a preservação do meio ambiente.
Para garantir o pleno funcionamento da economia circular, é importante entender como esse processo pode ser inserido na indústria. Na Jaguar Plásticos, a sustentabilidade é um valor empregado em todos os âmbitos da empresa, através das melhores práticas sustentáveis, o aumento da eficiência, a otimização do uso de materiais e de energia, a conservação da água e a reutilização de sobras de produção.
O objetivo é reduzir os impactos ambientais ao longo do processo produtivo. Para isso, a empresa conta com uma unidade de negócio específica, a Jaguar Transforma.
Jaguar Transforma
A unidade de negócio Jaguar Transforma recupera os resíduos plásticos pós-consumo e pós-indústria e transforma em novas matérias-primas para produção de artigos plásticos, contribuindo assim com a sustentabilidade da natureza e bem estar social.
As resinas da marca Jaguar Transforma, são comercializadas para diversas indústrias, principalmente do segmento de injeção de artigos plásticos. A própria Jaguar Plásticos, em sua linha sustentável de utilidades domésticas, utiliza as resinas Jaguar Transforma, contribuindo assim na redução dos impactos ambientais.
Como exemplo destas transformações, estão duas grandes ações: o projeto em parceria com Heineken + Natura e a Transformação de copos distribuídos na São Silvestre em lixeiras para escolas públicas.
Os detalhes e processos destas ações você conhece clicando no seguinte artigo:
Para conhecer detalhes dos nossos procedimentos internos ou solicitar orçamento, clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe comercial.