Plásticos: conheça os tipos, aplicações e reciclagem

Plásticos: conheça os tipos, aplicações e reciclagem

Inovadores e modernos, os plásticos se tornaram um grande aliado para a produção industrial. Na Jaguar Embalagens, eles estão presentes nos baldes industriais, produtos standard e também nos projetos exclusivos.

Por ser um material versátil, de fácil modelagem e com propriedades seguras, as embalagens apresentam bom desempenho nas diferentes aplicações. Entre as principais características, estão a resistência e leveza. Tais aplicações se referem aos diversos segmentos, como a construção civil, agronegócio, alimentício, têxtil, eletrônicos, automobilístico, entre outros.

O termo plástico tem origem grega, da palavra “plastikos”, que significa “algo que pode ser moldado” e é formado por materiais com grandes cadeias moleculares, conhecidas por polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas de monômetros. Esses materiais são obtidos através de reações químicas e cada molécula do polímero determina a propriedade do material plástico.

Os plásticos são divididos em dois grupos: termoplásticos e termorrígidos, cuja diferença está em suas características de fusão e derretimento. O grupo dos termoplásticos são classificados como aqueles que podem ser transformados em novos produtos quando expostos em altas temperaturas e os termorrígidos são aqueles que não derretem quando aquecidos, e consequentemente, não podem ser reciclados.

Os tipos de plásticos

Os tipos de plástico recebem uma classificação, de acordo com normas técnicas, que os separam em sete tipos:

  1. PET (Politereftalato de Etileno) – usado na produção de frascos e garrafas;
  2. PEAD (Polietileno de Alta Densidade) – inclui a produção de frascos para shampoos, detergentes e até sacolas de supermercados;
  3. PVC (Policloreto de vinil) – usado com foco na construção civil, para a produção de tubulações;
  4. PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) – usado na fabricação de sacos de lixo;
  5. PP (Polipropileno) – usado na fabricação de produtos industriais e utilidades domésticas;
  6. PS (Poliestireno) – usado para fabricar potes para alimentos, como iogurtes, sorvetes e doces.

Há ainda a sétima opção (Outros – ABS/SAN, EVA, PA e PC) – encontrados em solados, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos, que abrange produtos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.

Reciclagem e reutilização

A sustentabilidade se baseia em repensar os materiais utilizados no presente para planejar para um futuro, com o propósito de não haver o esgotamento dos recursos naturais. Ações sustentáveis abrangem diversos caminhos, desde o reaproveitamento de embalagens, separação de recicláveis na coleta seletiva e até ações internas nas empresas.

Na Jaguar Embalagens, por exemplo, foi desenvolvido a linha Eco Nature em baldes industriais, visando reduzir os impactos ambientais nas etapas de produção.

Comprometida com a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações, a empresa investe fortemente nos conceitos de redução, reutilização e reciclagem.

Quer conhecer mais detalhes sobre os processos produtivos e ações internas na empresa? Clique aqui e preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato com você.

Rolar para cima