A origem, evolução e o futuro do plástico

O plástico surgiu como uma alternativa para substituir outros materiais que estavam se tornando escassos na natureza ou não eram viáveis para a produção industrial em larga escala. Não demorou muito para constatar que ele foi uma das mais importantes invenções do século XX e se tornou indispensável para a evolução de qualquer área.

Hoje, além de ele fazer parte do nosso dia, ele também está presente nas embalagens industriais e nas de utilidades domésticas, o plástico é um material versátil, que possibilita diversas aplicações. Este artigo conta detalhes e curiosidades sobre a origem, evolução e tendências do plástico para o futuro.

A origem do material

As aplicações em plástico só foram possíveis graças aos experimentos químicos e muitas pesquisas. A origem do plástico iniciou em 1839, quando o americano Charles Goodyear desenvolveu um processo conhecido como vulcanização da borracha. Quando bem aquecido, o material se tornava elástico e podia ser esticado e até mesmo voltar ao formato original.

Em 1862, o inglês Alexandre Parkes foi o responsável por apresentar a ’parkesina’ – material orgânico à base de celulose, totalmente flexível, impermeável à água. Seu grande diferencial é que ele podia ser moldado quando aquecido e mantinha a forma quando resfriado. Já por volta de 1870, o americano John Wesley Hyatt foi responsável por aperfeiçoar o celuloide, garantindo mais rigidez a esse tipo de material. Anos depois, em 1905, foi a vez do engenheiro têxtil suíço Jacques Brandenberger inventar o celofane a partir da celulose.

Em 1909, foi criado o primeiro plástico sintético e em escala comercial: a baquelite ou resina fenólica, dura, rígida e resistente ao calor após ser moldada.

Com tantos avanços, entre 1930 e 1950, ocorreu o processo de polimerização – conhecido por aumentar a produção de plásticos com diferentes polímeros, como o silicone, PET, PVC, PP (polipropileno) e PE (polietileno), por exemplo.

Os diferentes tipos, aplicações e reciclagem do material,você confere neste artigo: https://jaguarembalagens.com.br/noticias/plasticos-conheca-os-tipos-aplicacoes-e-reciclagem/.

A evolução do plástico

Desde a origem do plástico até os dias de hoje, ele segue em constante desenvolvimento, beneficiando diversos setores na economia. Um dos destaques durante a sua evolução está relacionado às inovações na alimentação, agricultura e sustentabilidade.

No setor alimentício, as grandes revoluções foram nas embalagens. Elas passaram a proteger os alimentos do transporte até o momento de consumo, além de garantir sua durabilidade, evitando a contaminação e o desperdício.

No mercado do agronegócio, uma das embalagens muito utilizadas são os baldes industriais,

conhecidos por acondicionar produtos como adubos foliares, óleos fixadores ou inoculantes. Neste caso, o plástico é o responsável por garantir a segurança e a logística eficaz do material.

Mesmo o plástico não sendo um recurso natural, ao longo dos anos, ele se tornou um material leve, com impactos reduzidos ao meio ambiente e em seus processos de fabricação.

Tendências para o futuro

Resistência, acessibilidade e durabilidade são algumas das características do plástico. Para o futuro, a tendência é de que surjam cada vez mais soluções para o controle, destinação correta pós-consumo e reutilização do material.

Fique de olho na Jaguar Embalagens!

A missão do Grupo Jaguar Plásticos é de comercializar artigos plásticos de qualidade para os mercados de utilidades domésticas e de embalagens industriais, a partir do uso de tecnologia de ponta, matéria-prima de qualidade e práticas de gestão que busquem a excelência em operações.

Desta forma, estamos sempre acompanhando as novidades e tendências do setor, com o intuito de aprimorar os processos produtivos e desenvolver embalagens que sejam úteis, resistentes e modernas para todos.

No portfólio da Jaguar Embalagens, contamos com Produtos Standard, Baldes Industriais e Projetos Exclusivos para atender as necessidades e exigências de cada cliente.

Para acompanhar mais conteúdos relacionados ao mercado do plástico, siga acompanhando o nosso blog. Em caso de dúvidas sobre nossas embalagens, clique aqui e entre em contato conosco!

Rolar para cima